Wednesday, May 26, 2010

RESTOS

A estória é mais ou menos a seguinte, meus pais foram viajar e eu passei duas semanas na “minha” casa, como suporte técnico, administradora, líder do bando e nanny nas horas vagas. Enfim, estes serviços e responsabilidades que os irmãos mais velhos acumulam. Mas uma coisa me chamou atenção e eu não pude deixar de fazer um paralelo sobre hábitos e coisas relacionadas a outras coisas da vida... no meu primeiro banho no antigo banheiro, o qual eu costumava dividir com a minha irmã, pude notar que alguns frascos de xampu, condicionador e sabonete líquido estavam ali a quase um ano e restava bem pouco para serem acabados e outros novos se encontravam na mesma situação. Este hábito da minha irmã sempre me incomodou um pouco, mas como eu sempre virava os frascos e usava as rebas, os frascos sempre acabavam indo para o lixo reciclado. Era assim também com creme dental e o sabonete, que sempre ela abria um novo antes que acabasse o velho e eu sempre arrematava o final. Por muitas vezes isso me incomodava e creio até que já foi motivo de briga. Mas nunca parei para pensar nisso como uma atitude dela referente a outras coisas também. Até perguntei para ela, o “Por quê?”, fazia isso e ela não soube me responde.
Então eu respondo, após analisar algumas coisas sobre o assunto. Muitas vezes fazemos com os nossos xampus, condicionadores, sabonetes, cremes, creme dental e outras coisas o mesmo que fazemos com a nossa vida. Nos apegamos e simplesmente não acabamos com algumas coisas por pena, então por não ser capaz de se dissociar de algo ou então por pura preguiça de jogar a embalagem no lixo. Certas coisas na vida acabam e caputz, já era, morreu, foi-se! Se um relacionamento não vai bem e tu tens a certeza que tu fez o máximo e o cara pisou na bola, chuta para frente, passa a diante o problema não é mais teu. Agora permitir por pena, a presença do sujeito, é besteira. O mesmo acontece com algumas amizades, “o cristal da amizade lascou!?” descarta a taça, para que ninguém se machuque. De certa maneira vivemos em um mundo descartável, assim como nossos frascos e taças. Posso ter sido cruel e ecologicamente incorreta. Mas para que ficar colecionando frascos velhos? Por que ficar mantendo o que pode ser acabado? Temos um milhão de novas coisas novas a todo minuto. Liberte-se! Recicle-se, assim como os frascos, taças e embalagens. E se começou, termine. Deixar algo inacabado, além de atrapalhar a vida, só ocupa espaço. Seja na nossa vida ou no banheiro.
...
Posso até ser cruel, mas não sou ecologicamente incorreta, tá!? Reciclo tudo. Até o lixo orgânico anda virando comida de minhoca e depois adubo. Também, não sou a favor dessa sociedade descartável e do consumo desenfreado.

2 comments:

Andrea Dall'Agnol said...

Amiga, tu não vieste no mundo a passeio! Adorei o que tu escreveu! Até parei pra pensar nas coisas aqui de casa. Com certeza pequenos detalhes revelam muito da personalidade. Beijão!!!! Ah, sobre o autor do livro, respondi no meu blog. Bjks.

Anonymous said...

Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog do meu chará Fabrício Carpinejar. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



Narroterapia:

Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


Abraços

http://narroterapia.blogspot.com/