Wednesday, February 11, 2009

comunicacao.com X comunicação

Tenho formação em comunicação, talvez por causa disto tenha intrinsecamente a necessidade da informação, de comunicar, de falar, de resolver, de debater... de nunca deixar o dito pelo não dito e também a necessidade do feedback... de esgotar o assunto, para ai ele ser resolvido e desaparecer. Esta é uma máxima minha, sempre! Mas a verdade é que estava pensando em outro tipo de comunicação, neste tipo que me enquadro agora, o da comunicação virtual e para isso, preciso saber exatamente como sinto e tenho a comunicação na minha vida! Simplesmente porque sou analítica demais.

Quando eu era criança não tinha computador, na verdade ganhei o meu primeiro assim que entrei na faculdade, consequentemente (sem trema!) eu não tinha e-mail, MSN, Orkut, Facebook, MySpace, Skype e o morto ICQ , confesso nunca fiz parte do MIRC. Ah, e como ia esquecendo o meu Blog!? que fiz com tanto carinho, porque estava indo morar na Australia e achei que era um bom espaço para colocar fotos e escrever as minhas coisinhas, achava os fotologs idiotas e superficiais, então optei por um blog mesmo. Achei que com ele ia diminuir a minha “caixinha de pensamentos”, porque então colocaria tudo em um espaço virtual, triste ilusão, a caixa esta cada vez maior e o blog aqui, também!

Lembro-me também que não tinha celular, e hoje, começo a pensar que a falta de comunicação às vezes faz as coisas parecerem de certa forma mágicas. E construir sentimentos baseados na falta dessa e relativamente bom, se não der certo, pelo menos ninguém vai te dizer, "eu te avisei, tu nunca leu o que eu escrevi!? Se tivesse lido iria saber" ou coisa do genero. Mas como saber, se esta comunicação/informação acaba por ser superficial e quem pode garantir a intenção de cada mensagem sem dar a cara para bater!? QUEM!? Morro de raiva quando percebo que tenho amizades que moram perto e mesmo assim só consigo manter o contato via MSN ou Orkut. E a velocidade que esta informação acontece. Com a internet ADSL, quem vai nos salvar!? Ninguém conhece realmente ninguém com esta distância toda... é preciso do toque, do cheiro, do sabor de cada amizade e amor! È uma grande via de mão dupla, porque de alguma forma consigo saber de amigos que se não fosse por esses meios se perderiam na memória e no tempo.

Qualquer um pode criar e recriar-se na web, podemos inventar mil fantasias, fazer de uma foto, um fato que não aconteceu ou não teve importância alguma. Estar online e não estar ali, quem vai saber!? Enfim esta coisa de comunicação virtual acaba sendo uma gigantesca faca de dois gumes... Precisamos de comunicação real, de gente real, de coisas reais, de carne, de gente de verdade! As vezes penso que é preciso voltar para o antigamente, para o analógico, para a vida, para as cavernas (talvez assim tenhamos 100% de verdade nas atitudes, será?)... é preciso menos informação e mais ação! O pior de tudo é que uma parte de mim gosta muito dessa putaria toda chamada WEB!

E fica a pergunta, que foi o ponto de onde eu parti quando comecei a pensar nisso tudo: “Como seria a nossa vida sem o virtual?”

2 comments:

Mel said...

As vezes imagino minha vida sem a internet e acho que poderia estar melhor. Mas ai penso nos amigos distantes....Contraditorio isso não?
Deise, depois de uma semana, acho, fiz a brincadeirinha do livro.
Beijos

Unknown said...

quase posso te ouvir falando. Concordo: "as pessoas parecem mesmo mágicas" sem essa tecnologia toda. É bom e ruim. Que coisa!